quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Sistema de Cotas.

Boa noite.



Eu sei que isso não é púpito, mas vale usar esse espaço na internet para uma forma de protesto, já que hoje ninguém mais protesta nada e preferem assistir ao Big Brother. Fui fazer o vestibular da UESC nesse ultimo fim de semana. Fiquei surpreso ao saber que a universidade aderiu ao sistema de cotas. O que me deixou mais intrigado foi que o sistema funciona assim:


– 50% (cinqüenta por cento) das vagas de cada curso e em cada turno na seguinte ordem de prioridade:

a) estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio e os últimos quatro anos do Ensino Fundamental em escola pública, sendo que, deste percentual, 75% (setenta e cinco por cento) serão destinadas aos estudantes que se autodeclararem negros;



Com isso eu me pergunto: Mas que porra é essa?

a precáriedade do ensino na rede pública leva os pais a apertarem os cintos, e fazerem mágica com seus salários para garantir aos filhos uma educação de qualidade, ou seja como uma universidade pública pode reservar cotas para estudantes de escola publicas, se estes não tiveram um ensino adequado e malmente sentem-se aptos a ingressar em uma universidade? Essa é mais uma das respostas que o sistema nos obriga a engulir. mas sempre foi caracterisca do homem contemporâneo a sedentarização. E já que no Brasil, o capitalismo impera com uma linguagem bem selvagem, só nos resta dizer de uma forma que ele entenda: Congratulations EUA, you won.

Isaac.

Nenhum comentário: